Vamos falar de festa :)

Isso mesmo! Festa 😀 Porque minha melhor amiga surtou hoje e não posso deixar ela na mão com algo que eu sei que muita mamãe passa (e que eu já passei também). A PRIMEIRA festa! Oh!
A pequena Juju está com 6 meses, e posso falar Nana?!?! Sim! agora que os seus cabelos vão começar a ficar em pé! kkkk
Noites mal dormidas, chorinhos de cólica, dengo de “só quero colo da minha mamãe’ nããããooo deixa a gente sem dormir tanto quanto planejar, orgarnizar e EXECUTAR (ai!) a festa do primeiro aninho.
Aí, no pedido de ‘Hellllllllllllllppppppppp’ que ela me fez acabei lembrando de um post super-hiper-mega recheado de informações que coloquei no blog da Tikas Festaria (em breve falo mais dela por aqui pra quem ainda não me conhece ok?), cheio de informações bacanas, mas cheio mesmo! E com mimo ainda! yyyyaaaayyyy!
Então para economizar tempo e espaço..rsrsrs…copiei o meu texto do outro meu blog e colei aí logo embaixo.

——————————————————————————–

Sempre estive envolvida nas festanças da minha familia, quando criança a gente acaba sendo envolvido pra limpar o espaço, tirar as cadeiras e sofás pra caber mais gente na casa… depois com o tempo comecei a tomar partido em coisas como decoração, palpitar sobre comida, sabor de bolo… acho que isto são coisas que levamos com a gente na vida, e quem gosta sabe o quanto é bacana poder fazer parte de coisas tão legais, nem que seja só um simples detalhe como escolher a cor dos balões ou enche-los pra pendurar pela casa!
Lembro que no meu aniversário de 12 anos meu pai fez uma festa pra que eu convidasse meus amigos da escola. Mesmo tendo sido demitido nas vésperas da festa, ela não mudou de ideia e tive a festinha. Com uma verba limitadissima, me imaginem arrumando tudo, fazendo convites, posicionando o ‘micro system’ no escritório da gráfica da minha mãe pra ser o bailinho, separando discos com minhas amigas (mesmo tocando a festa inteira somente Cindy Lauper e The Bangles..rsrsrs)… Masss! Não tinha maquina fotografica na epoca e não tenho nenhuma recordação fisica disso 🙁 tive por alguns anos uma fita cassete que o filho de uma amiga da familia gravou, mass, foi-se com o tempo…
Depois com os anos foram as festas dos sobrinhos, cha-de-bebê da Melzinha e aí quando vi já estava totalmente envolvida neste mundo.
Aí sempre me perguntam como eu organizo tudo, se tenho um padrão, um metodo de organização.. e eu reparei que não! é tudo tão automatico pra mim…e aí resolvi colocar no papel como funciona pra mim.
Tomara mesmo que ajude muito vocês também!!!!

Assim eu tirei um tempinho pra brincar e fiz esse mimo pra vocês, que nada mais é que um guia pra pelo menos começar a organizar uma festa.
Essa semana então vou me dedicar a falar um pouco sobre cada etapa. É óbvio que cada um tem seus truques pra realizar uma festa perfeita, e que entre cada etapa tem algumas coisas que podem (ou devem) ser feitas, mas pra começar já está bacana 😀

Vamos lá!

Primeiro o mimo, é só pegar lá na page da Tikas no facebook.
Clique na imagem que você sera automaticamente direcionada à page 😉

Agora algumas diquinhas extras…

Data do evento
É super importante isso ser definido o quanto antes, mais importante ainda pra quem só faz festa aos finais de semana.
Tente fazer no dia ou alguns dias após a data real do aniversário. Algumas pessoas fazem isso por tradição, por exemplo, meu marido é japa e a tradição é NUNCA fazer antes do dia do aniversário, nunca nunquinha mesmo. Eu mesma não seguiria isso, mas por respeito à eles que amo muito sigo a tradição junto. Porém, não deixe pra muito depois, acaba perdendo a graça da comemoração.
Se você tem parentes de outras cidades leve esse fato como uma consideração importante na definição da data. Ainda mais se são familiares bem próximos, como avós, madrinhas… vai aí mais uma coisa no quesito respeito.
Hoje em dia é TOTALMENTE normal fazer festa em dia de semana, tanto porque tem várias casas de festas espalhadas pelo Brasil em que o dia de semana é até mais atrativo do que no final da semana. Mas falaremos disto mais pra baixo.

Tipo de Festa/Orçamento
Ah! Pra mim esse item é mega importante! Eu sempre digo às minhas clientes que só faço as festas das minhas filhas deste jeito porque tenho acesso a muita coisa legal, senão seriam sempre no estilo ‘bolinho com guaraná’ como na minha infancia…rsrsrs
Tem mamães que entram em contato comigo logo após a festa ser realizada, já reservando a data do proximo ano e começando assim a fazer a “poupança-festiva”. Eu acho bacana isso, quem se previne sempre tem festas melhores, isso também vale pra nossa saúde emocional no dia da festa, quem quer passar uma festa preocupada com as contas que terá que pagar no dia seguinte?!?! ninguém, concordam?
Então é importante limitar, ou pelo menos definir uma linha limite de ‘até quanto posso gastar’. Geralmente quando começamos a organizar com antecedencia, as chances de encontrar promoções é maior, porque você não estará no desespero de comprar tudo a tempo e terá a oportunidade de pesquisar e comparar as opções. E o melhor de tudo? Chegar no dia da festa com tudo quitado, ufa! isso é o melhor de tudo mesmo!
Pra isso eu acho que 6 meses antes é um tempo bacana, contratar coisas com muita antecedencia é até arriscado nos dias de hoje, MUITA coisa muda em 1 ano! Muita mesmo!

Tema da festa
Isso pra mim é um fator mega importante, e sempre sugiro pras clientes tentar fazer as vontades do aniversariante. É tão gostoso ver os olhinhos do aniversariante quando chega o grande dia e vê tudinho do personagem favorito ali, na mesa da festinha dele! Eu quase choro nessa hora, tanto nas festas das clientes quando nas das minhas próprias filhas.
Mas, existe uma responsabilidade imensa pra nós pais nesta parte… Tá certo, seu filho ama aquele personagem, mas você (lá no fundinho do coração) sabe que não é o melhor pra ele?!?! Barre! Sim! Barre! Ele ama de paixão vários outros, então tente argumentar e entrar em um acordo amigável. Conselho de mãe que já fez isso várias vezes, a Mel por exemplo já quis Galinha Pintadinha com 7 anos! Posso com isso?!?!! rsrsrs
Ah! Importantissimo! Antes de falar pro seu filho que irá fazer a festa no tema X, certifique-se se esse tema existe no mercado de festas. Estou falando de decoração, personalizados, lembranças… senão você pode gastar até 3x mais do que o esperado. Está disposta a fazer a vontade do seu pequeno? Ótimo! Ele terá uma festa inesquecivel e tenho certeza que seu coração terá memorias lindas deste dia especial 😀

Local/Horário
Eita ponto que me encuca toda vez quando vou fazer as festas das tikas aqui.
Tenho uma familia muito grande, e se eu pudesse convidaria tooooodo mundo pras festas, mas aí ia virar casamento..hehehehe…
Então mesmo não tendo a lista de convidados, é bom já ir pensando pelo menos na quantidade de convidados que participarão de sua festa. Isto vai influenciar diretamente no local onde será realizada a sua festa!!!
Eu não abro mão de fazer em casas de festas, tanto porque a praticidade de chegar lá e estar tudo quentinho pra comer e sair sem precisar lavar um copo (rsrsrs) é extremamente atraente pra mim!
Mas minha irmã por exemplo não abre mão de fazer festas em salões de festas, pois assim pode controlar melhor o andamento e fica mais intimo e pessoal.
Assim, lembra daquele ponto lá em cima sobre o valor que você está disposta a gastar? É aqui que ele começa a ser gasto… então é imprescindivel fazer muitos, mas muitos orçamentos considerando TUDO o que você gastará com a festa pra ver qual é mais vantajoso no SEU caso.
O horário tem ligação direta com a data do evento. Lembram que falei pra você pensar nos seus convidados? Então, aqui ele também influencia pra todos poderem participar do começo ao fim. Pois imaginem vocês gastando um valor consideravel numa casa de festas, com tudo lindo e perfeito e no meio da festa seus convidados precisarem ir embora pois terão que pegar estrada ainda? Sinto em dizer, mas será uma parte do dinheiro desperdiçada… pensar e pensar e pensar é o que mais fazemos numa festa..hehehehe

Serviços extras
Obaaa!! é aqui que eu entro pra te ajudar..heheheheh
Brincadeirinha, mas isso é mega importante.
Os serviços extras não são só os personalizados, mas toooda uma gama de profissionais importantissimos pra que você possa curtir a festa.
Por exemplo: o fotografo permite que você possa curtir a festa sem se preocupar em ficar correndo atrás de todo mundo pra registrar os momentos, além de que você terá fotos lindas de momentos que não viu! Eu sempre digo que EU considero as fotos da festa uma esticadinha da mesma, eu curto o antes planejando, o durante vivendo e o depois pelas fotos..
Entre os extras eu acho que são mais importantes: personalizados (convites, lembranças, decoração, enfeites de mesa..), fotografo e animador. Está sem paciencia ou não tem dom nenhum pra organizar tudo? Inclua na lista uma cerimonialista 🙂

Ufa! Por hoje é só!
Curtiram? Ficaram com dúvidas? Querem mais dicas sobre os outros itens dessa list?
Deixem seus comentários aqui ou no face que ficarei MEGA feliz em poder ajudar vocês!

Mil bjksss
Leticia Seki

2 comentários Adicione o seu

  1. Naty disse:

    Tia Le não pode parar…volta…

  2. Leticia Seki disse:

    ahhh Nat! pra Malu nunca vou parar, já estou em ritmo de #malufaz6 aqui 😀

Deixe uma resposta