“Scrap…” o quê?!?!

Olá amadas! Tudo bem gente?

Nessas últimas semanas estive envolvida em várias reuniões e conversas relacionadas ao blog, onde em TODAS as conversas ouvia essa pergunta: ‘scrap’ o quê?!?!
Claro que expliquei com todo carinho e tentando ser a mais clara e objetiva possível em poucas palavras, mas confesso que fiquei um pouco confusa.

Quando comecei a fazer essa arte, ela era realmente uma novidade no nosso país, então quando dava as aulas eu tinha primeiro que apresentar essa nova “modalidade” do artesanato e depois ensinar as técnicas dela pras alunas. Com o tempo fui percebendo que as pessoas já começaram a chegar nas aulas com pelo menos uma idéia do que era, já tinham ‘ouvido falar’… então achei que estava sendo espalhado muito rapido por aqui.

Porém, como todos sabem, fiquei 4 anos sem dar aula e quietinha aqui no meu cantinho. Quando voltei me assustei ao ver que grupos se extinguiram, fóruns e lojas foram fechados, tudo mudou!!
E mais uma vez me vi na função de apresentar novamente o meu amado scrapbooking às pessoas.

Quer saber um pouquinho sobre essa arte que me encanta e que é tão importante em minha vida?
Vem comigo!

 

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

Scrapbooking

 Todos nós temos um monte de fotos e memórias maravilhosas que ficam jogadas e esquecidas por algum canto de nossa casa. Scrapbooking é a solução para colocar essas fotos no seu devido e merecido lugar.
Ter um álbum de fotos decorado com técnicas de Scrapbooking é muito gratificante, pois revivemos aquele instante fotografado de forma divertida. As páginas tornam-se verdadeiras obras de arte, e com uma decoração bem feita, as fotos se destacam, detalhes antes imprerceptíveis da fotografia tornam-se especiais. Mas com as técnicas do scrapbooking, também podemos criar cartões, quadrinhos, objetos de decoração, mini-álbuns, convites, etc.

Scrap: Fragmento, pedaço de papel, sobras, etc.
Scrapbook: Álbum de recortes
Um pouco de história…
Os primeiros scrapbooks eram coleções de papéis brilhantes, embalagens e cartões, organizados por um tema ou tipo de material. Uma prática que teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros.
A arte do scrapbook é originária da Alemanha, de onde migrou para a Inglaterra e restante da Europa. No século XVII havia um tipo de álbum chamado de “Commonplace Books”, onde as pessoas escreviam poemas e anotações em diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse álbum havia pensamentos e recordações, sendo costume da época colecionar cabelos dos amigos como lembrança.
A diferença básica entre os primeiros scrapbooks e os de hoje são as fotografias. Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família passaram a fazer parte dos álbuns. Em países como Inglaterra e Austrália, mas principalmente nos Estados Unidos, o scrapbooking é uma arte expressiva que mostra fotografias e recordações de uma forma segura e criativa.
Resumindo: é diversão em memórias maravilhosas!
 

Agora…
Imagine se você pudesse enfeitar suas melhores memórias… Esse é o objetivo do scrapbooking, fazer com que as nossas melhores memórias sejam guardadas com todo o carinho merecido.
Você não precisa refazer ou montar um álbum inteiro na técnica Scrapbooking em um só dia ou em uma semana. Pratique Scrapbooking sempre. Um ou mais dias por semana, pegue algumas fotos e faça uma montagem. Assim, estará revendo suas fotos e dando uma interpretação à elas utilizando os materiais e aplicando as técnicas aprendidas em seus cursos. 
Pratique o Scrapbooking em grupo ou reúna a família ou amigos para cada um mostrar seus Scrapbooks. Nas viagens feitas com amigos cada um poderá dar sua interpretação e relembrar na montagem das fotos, com alguns itens ou bilhetes de passagens comprados na viagem, momentos pitorescos, que poderão até arrancar boas gargalhadas. Afinal, precisamos sorrir, estar alegres. Relembrar uma viagem, uma festa, um momento feliz… é uma ótima terapia.
 
❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

Fantástico né?
Foi esse queridinho acima que me deu o maior reconhecimento da minha carreira num momento incrível da minha vida, e ele com certeza seguirá comigo por muito tempo!

Sejam bem vindos ao mundo do scrapbook! Tenho certeza que vocês irão amar também 

Até o próximo post!

Mil bjks!!!
Let’S

******************

Essa é uma parte da Apostila de Scrapbook Básico que criei há alguns anos.
Se você desejar saber mais sobre ele, me mande um e-mail que a gente conversa ok?
leticia_seki@hotmail.com
******************
 

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta