Mãempreendedorismo

Apresento a vocês minha maior inimiga: a Procrastinação! E as amigas dela também!

Que loucura né? Começar um post assim anunciando que a tal da Procrastinação é a minha maior inimiga! Sim, é loucura mas é a pura verdade.

Desde sempre o minha maior inimiga (que aprendi ser pecado segundo a bíblia) também é conhecida pelos íntimos como a “Arte de deixar para depois”.
Ela atrapalha muito o meu dia-a-dia e conforme tudo vai se acumulando, acaba dando perrengue em tudo na minha vida.

Mas Let’S! O que é procrastinação?

Quantas vezes você planejou algo e na hora H você decidiu “deixar pra lá”? Ou desistiu de terminar algo no meio do caminho? E as matrículas das academias que só te viram duas vezes por lá (ou nenhuma na pior das hipóteses)?
Isso te soa familiar ou distante? Se soa distante ainda, vou levar pra mais perto de você: quantas vezes você colocou o relógio pra despertar em um determinado horário e assim que ele começou a apitar você acionou o ‘+10 minutos’? E continuou acionando por várias vezes até levantar mesmo da cama quase uma hora depois?

Esse hábito do adiamento acontece com todo mundo, por mais disciplinada que alguma pessoa pode ser, ele está enraizado e cabe a cada um vencê-lo dia após dia.
Mas o pior de tudo pra mim é que, quando vem, traz com ela mais 3 amigas. Leia abaixo pra ver se isto acontece também com você.

As 3 melhores amigas da procrastinação

A primeira deles é imediata: a preguiça. É ela que nos faz apertar a opções ‘+10’ no despertador, ou que nos convence a assistir só mais um episódio no Netflix porque a cama/interruptor/louça pra lavar estão muito longe e podem esperar mais um pouquinho.
O problema é quando a gente não assume que o que fizemos foi por conta da preguiça que deixamos nos controlar e sim porque “faltou tempo”, “não ia adiantar nada mesmo” ou “ah! fazendo agora ou depois vai dar na mesma”… Fato: não vai dar na mesma não!

Já a segunda amigona é a culpa! Por não ter acordado mais cedo, não ter ido a um encontro com amigas, não ter lavado aquele vestido que eu tanto queria usar antes, não ter começado há um ano atrás… E por aí a lista segue bem grande em frente.
A culpa é um sentimento tão poderoso que paralisa nossa vida, levando todos os pensamentos somente para ela.
Você já fez algo bem ruim pra outra pessoa, mesmo sem querer, mas se sentiu péssima durante muito tempo até que a situação fosse resolvida por completo? Agora te dou uma má notícia: na procrastinação você está fazendo algo de ruim pra você mesma, todos os dias, sempre!

E a terceira pra mim é mais punk, aquela que vem com os dois pés no peito direto: a depressão.
Toda vez que eu me rendo à preguiça e logo depois dou margem à culpa, pode ter certeza que eu vou ter crise de depressão no final da contas. É batata! Afinal, cabeça vazia é um campo perfeito pra que os maus frutos cresçam com muita liberdade.
E quando isto acontece, o caminho de volta é bem complicado de se trilhar.

É possível vencer a inimiga procrastinação?

Sim! Se eu estou conseguindo, você também vai conseguir!!!

Primeiro você terá que assumir que sofre deste mal e lutar todo santo dia! Sim!!! Pois isto é um exercício diário e já vou avisando, mesmo lutando com todas as suas forças, em algum momento você vai cair nela em uma situação, e está tudo bem! Levante-se e recomece a sua luta.

  1. Estabeleça uma rotina a partir de metas a serem cumpridas: ficar à toa cantando aquela música “…deixa a vida me levar, vida leva eu…” no fim só levou o Zeca ao sucesso, porque a gente mesmo tá no fundo do poço né?!?! kkkk
    Então anote todos os seus planos, projetos e determine uma data ou horário para que eles sejam cumpridos. Mas não só isso (pois isto eu fazia e procrastinava do mesmo jeito…)
  2. Divida para conquistar: não se sobrecarregue em várias atividades. Faça sua lista de rotinas e metas considerando a realidade da sua vida atual. Com o tempo você verá que tudo irá fluir melhor, assim poderá colocar mais atividades ao longo do tempo. O foco disto tudo é manter-se produtiva e não ocupada;
  3. Respeite seus horários de descanso: e só você sabe qual é o tempo e a forma que você precisa para descansar. Eu mesma amo dormir! Me sinto incrível depois de um sono no qual sonhei muito, mas se eu me permito dormir muito tempo atravanca tudo na vida porque…? Eu procrastinei todo o restante. Outras formas que eu descanso é ouvindo música, assistindo séries, olhando a rua… Então determine formas que te fazem se desligar do mundo e um tempo para que possa aproveitar estes momentos que serão só seus;
  4. Antes de começar, conclua: você pode até não estar procrastinando tudo, mas você deixa algumas coisas “pra lá” já que não são tão importantes assim. Aprenda: sua vida inteira é importante pra você! Não negligencie nada pois quando você menos esperar ela fará diferença em algo (lembra daquela história do “eu gostaria de ter começado isto há 1 ano atrás?);
  5. Crie recompensas: se nada disto ali em cima adiantar, faça como eu faço com minhas filhas: a cada matéria que elas pontuam 10 na média é um presente que elas ganham. Isso faz com que se dediquem visando algo maior, tirando o foco da “obrigação”. Mas cuidado! Crie recompensas plausíveis e que não te prejudiquem no futuro, como comida  em excesso e compras exorbitantes que vão te complicar financeiramente.
    Por exemplo: quando minhas pequenas alcançam a média 10 eu dou um tempo a mais de brincadeira por dia durante uma semana especial (sim! elas também seguem rotina aqui) ou uma ida na sorveteria top da cidade pra comemorar.

Lembre-se sempre: você pode até perder algumas batalhas, mas continue lutando focada na vitória da guerra!

Ok Let’S! Entendi, vou aplicar, mas por onde começar?

Tenho um presente pra ajudar você que chegou até este post do site!

Pra começar a vencer a procrastinação eu fiz 3 coisas: estabelecer horário certo para tudo (determinado até pelos minutos), colocar metas em minhas semanas (faço isto todo domingo) e escrever tudo isto deixando visível a todo tempo.

Assim, trago um presente pra vocês hoje!
Fiz este Planner Semanal para que você possa imprimir aí em sua casa e já começar a partir de agora!
Estabeleça suas metas, escreva tudo determinando seus horários e tenha uma vida mais produtiva.

CLIQUE AQUI PARA PEGAR O SEU!

Me diga agora: você também tem a procrastinação como sua inimiga?

Estarei por aqui torcendo por sua vitória!

Abraços,
Leticia Seki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *