Meta: Família Margarina
A minha meta de vida sempre foi ter uma família-margarina sim. E eu luto todos os dias com todas as minhas forças para que isso seja uma realidade em minha casa.
ATENÇÃO: esse não é um post indicado para pessoas mal-amadas ou de coração invejoso. É sim para mulheres que desejam transformar sua casa em um lar, sua vida em família em um pedacinho de céu. Então se você quer que isto seja sua realidade, continue a ler pois é sempre muito bem-vinda aqui. Se não, pode continue a ler também, quem sabe você seja encorajada de alguma forma.
Então vamos lá!
Minha infância foi marcada por jantares com a família toda ao redor da mesa, às vezes entre brigas, mas juntos.
Foi também marcada por viagens incríveis onde meu pai colocava minha mãe com os 4 filhos dentro de um Voyage, acoplava uma carretinha com o material de camping e metia o pé na estrada. Perrengues? Muitos! Mas estávamos juntos!
Assim meu amigo-atual-marido entrou na minha vida e viu que, entre tantos gritos e dificuldades, nós éramos uma família MUITO unida. E quis isso para a vida dele.
Lembro de um dia que ele viu meus pais andando de mãos dadas na rua e me disse que aquilo era a meta de vida para nós, foi emocionante.
Exatamente isto é que move o coração a conquistar o que se deseja: meta!
Se eu quero ter uma família unida, que janta todas as noites juntos ou que tem papai e mamãe andando de mãos dadas, então tenho que colocar isto como meta dentro do meu coração e lutar em meio a todas as dificuldades que aparecem no dia a dia com todas, mas todas as minhas forças mesmo.
Fácil nunca vai ser, muito pelo contrário. Quantos e quantos dias me vejo orando ao acordar por um dia em paz com a família e é exatamente naquele dia que o perrengue mais complicado surge.
Dentro de circunstâncias muito alheias à nossa vontade, cada dia é uma batalha e, nem em todos nós vamos ter vitórias, infelizmente.
O que faço no outro dia? Orar novamente pedindo graça e se alegrar com os momentos que Deus me permite que eu desfrute com minha familinda, sejam eles de alegria ou de tristeza.
Mas LetS? Tem receita mágica então pra essa felicidade em família que você tanto prega?
Mágica? Absolutamente NÃO! Mas tem receitinha sim… pode não se tornar o melhor bolo do mundo, mas será o SEU bolo e com certeza a sua família irá gostar!
Receita da Felicidade
- 1 pitada de amor: O amor SEMPRE deve vir em PRIMEIRO lugar. Nos dias alegres é muito fácil amar, não é mesmo? Mas e naqueles dias que o bebê gritou a noite inteira e não te deixou dormir? Ou seu marido reclamou que você não se organizou direito e quebrou todos os planos dele pro fim de semana? Quando sua filha mais nova riscou o quarto todinho ou sua mais velha resolveu dar os pitis da adolescência? Existe amor nestes dias? SIM! Existe o amor mais puro que faz você lutar com todas as forças contra seu “eu-interior” para pedir perdão ao marido, ninar pela milésima vez o bebê, brigar com suas filhas com todo o amor do mundo, ensinando que regras foram feitas para serem seguidas a favor delas mesmas. A ternura é encarregada de transformar toda a ira de nosso coração em amor ao nosso próximo, mesmo que isso seja a coisa mais difícil que você faça no seu dia;
- 1 punhado de amizade: Família só é família quando o relacionamento é baseado na cumplicidade e respeito. E o que é isto? Amizade! Você não só pode como DEVE ser amiga de seu marido e de seus filhos. Já me disseram “ah, mas é uma amizade diferente né?”. Sim! É sim e eu creio que seja a melhor de todas! Mesmo que seu marido não seja aberto ao diálogo por ser uma característica da personalidade dele, faça-o seu melhor amigo sim. Conte a ele os seus medos e anseios, ouvindo os conselhos que os olhos de fora da situação conseguem ver melhor. Seja amiga de seus filhos, ouça os medos e anseios deles e aproveite a oportunidade de estender seu amor de mãe no conselho que irá dar ou na alegria que irá compartilhar nas situações que eles te mostrarem;
- 1 gota de ternura: Quem tem personalidade fortíssima como eu sabe que muitas vezes somos confundidas quando estamos falando alto, sendo entendidas como gritos, certo? Então a minha maior dificuldade em toda essa vida-margarina é esta: ser uma pessoa “terna”. Meu marido é fera nisto, a tranquilidade oriental dele sempre garante nota 10 neste quesito. Já a mamãe aqui… Então eu tento mostrar ternura de outras formas e graças a Deus minhas pequenas já conseguem identificar que um pão de queijo assado fora de hora ou uma sessão de beleza com elas é um gesto de ternura. É onde consigo mostrar meu carinho de mãe-leoa (para não falar mãe-ogra haha!);
- 1 vida de alegria: Ah como isso é difícil né?!?! Mas gente! Nunca vou me cansar de falar aqui no blog: felicidade é pra ser VIVIDA. Ninguém é feliz 100% e se alguém disser isto pra você, desconfie porque é mentira! Somos seres humanos que sentem fome e dor de barriga todo dia… Como alguém pode ser feliz tendo fome?!?! Eu não! [Kkkkk] Coloque como meta de vida VIVER felicidade, mas agradeça pelas dificuldades que aparecerem no caminho pois elas é que dão VALOR à esses momentos de alegria. Quer um exemplo de um momento de felicidade que temos aqui todas as semanas? O “Cineminha da familinda” aos sábados.
Já declarado pelas meninas como a melhor tradição de nossa família, nós jogamos os colchões na sala, o papai faz um balde de pipoca pra cada um e elas viram a noite assistindo filminhos (a mamãe e o papai quase nunca conseguem acompanhar o pique delas rsrsrs). Custo disto? Netflix, pipoca, queijinho e refrigerante. Benefício disto? Elas nunca quererem sair de casa aos sábados à noite e todas as dificuldades da semana são lavadas por balde de alegria. Um dia de cada vez, de pequenas em pequenas alegrias, viva felicidade; - Mexa tudo e desfrute! Pessoas vão falar que é falso, que é forçado, que você ainda vai pagar o preço de viver uma vida assim… Você ainda vai chorar muito no ombro das amigas quando essa receitinha desandar em um dia da sua vida… Mas cabe a você acordar no outro dia, colocar seu avental da vida e encarar essa receita mais uma vez.
Não abra mão dessa sua meta, mesmo se estiver cansada, lute! Passe aos seus filhos o real significado de família e torça muiiitooo para que eles, em sua vida adulta, se lembrem destes momentos com tanto carinho, mas com tanta alegria que queiram isto para a vida da família deles também.
Assim nós viveremos o que os nossos pais vivem hoje, ver que mais uma família forte sobreviveu juntos, unidos, entre perrengues e dificuldades, mas vivendo felicidade.
Bjjoooo no coração amadas!
❤ Fotos da nossa última viagem em família para São Lourenço/MG em Julho/2018.